quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Galeria de fotos

Imagem 1

A guerra proseguiu por mais dois anos. Já perto do fim, esta mulher carrega a filha ferida para longe das batalhas.

Imagem 2

No dia 30 de abril de 1975, soldados do Exército norte-vietnamita entraram em Saigon, no Vietnã do Sul, capturaram o palácio presidencial e assumiram o controle do país. Os últimos militares americanos buscaram segurança no telhado de sua embaixada. Muitos dos vietnamitas do sul que trabalharam com os EUA temeram por suas vidas, mas muitos mais correram às ruas para ver os tanques.


Imagem 3


Os corpos dos fuzileiros americanos se encontram semi-enterrados na colina 689, a oeste de Khe Sanh, em 1968. O cerco de Khe Sanh foi uma das mais longas e sangrentas batalhas da guerra. Cerca de 60 mil soldados americanos morreram no Vietnã e mais de 300 mil ficaram feridos.
O número de vítimas vietnamitas, no entanto, foi muito mais alto. Estima-se que mais de 500 mil tenham morrido e milhões tenham ficado feridos.

Imagem 4

Com a retirada americana em 1973, muitos prisioneiros de guerra foram soltos. Ao voltar do Vietnã, o tenente coronel Robert L. Stirm reencontra sua família em uma base militar na Califórnia. Os sorrisos dizem tudo.

Imagem 5

Protestos contra a guerra foram registrados nos Estados Unidos e no resto do mundo.Nos EUA, mesmo os cadetes em desfile foram alvo das manifestações.


Imagem 6

Esta foi a primeira guerra que usou helicópteros. As tropas podiam ser deslocadas rapidamente para qualquer lugar no país, fazendo com que os soldados participassem de mais combates do que na Segunda Guerra Mundial. Esta foto de helicópteros do Exército americano atirando contra soldados vietcongs perto da fronteira cambojana lembra filmes de Hollywood...

Imagem 7


Imagem 8

Do ponto de vista de um fotojornalista, a Guerra do Vietnã foi única. Com acesso praticamente irrestrito aos campos de batalha, muitos fotógrafos mostraram a guerra de modo nunca antes visto. Apesar da tecnologia, este foi um confronto de guerrilhas com muitas batalhas, permitindo que momentos intensos fossem registrados.

Imagem 9

O acesso irrestrito significava riscos. Mais de 135 fotógrafos de todos os lados foram dados como mortos ou desaparecidos. Aqui, o fotógrafo da AP Huynh Thanh My cobre um batalhão vietnamita alocado no delta do rio Mekong, cerca de um mês antes de ele ter sido morto em combate, em 10 de outubro de 1965.

Imagem 10

...mas de perto, o "glamour" da guerra desaparece. Um paraquedista ferido do 101º batalhão lidera uma evacuação de helicóptero pela selva para resgatar feridos durante uma patrulha de cinco dias em Hue, Vietnã do Sul, em 1968.

Imagem 11


Imagem 12


Imagem 13


Imagem 14


Imagem 15


Imagem 16


Imagem 17


Esta também foi uma guerra em que as imagens mudaram a opinião pública – imagens como esta, do fotógrafo Nic Ut, da menina Kim Phuc, então com 9 anos. Em 8 de junho de 1972, um avião do Vietnã do Sul acidentalmente lançou sua carga de napalm no vilarejo de Trang Bang. Com suas roupas em chamas, Kim Phuc fugiu do vilarejo com a família, para ser transportada para um hospital. Ela sobreviveu e hoje mora nos Estados Unidos.


Imagem 18

Guerra do Vietnã terminou em 1975, mas o flagelo causado pela contaminação provocada por um herbicida chamado agente laranja ainda não terminou.


Imagem 19

O massacre mais famoso, entre tantos registrados na história, no entanto, foi um ocorrido em 1968, no auge da guerra do Vietnã. A pequenina cidade de My Lai, foi invadida pelos marines americanos. Massacraram 300 moradores da pacata cidade.


Imagem 20

Cena comum da Guerra do Vietnã:Contagem de Corpos sem vida, dos quais figuram em maior número crianças e adolescentes. Após a contagem, eles eram jogados em um buraco para serem enterados sem maior cerimônia, queimados ou "recolhidos" pelos seus amigos e/ou parentes.

Imagem 21

Os métodos de tortura foram muito usados na Guerra do Vietnã, e um deles consistia em mergulhar a vítima em um tonel com água, enquanto soldados espancavam suas costas.















Um comentário:

Carlos Alvim disse...

O blog ficou excelente, mas existem algumas imagens repetidas. Gostei muito da apresentação e da musica.